Explicando a Playstation Plus!

Publicado: 24 de junho de 2010 em PS3, PSN
Tags:, ,

Finalmente, após algum [pouco] tempo de discórdia depois do anúncio da PSN Plus na E3 2010, temos alguma explicação vinda diretamente do blog oficial europeu do Playstation. Há o blog americano também, mas como a explicação caiu lá e é uma coisa universal (para todos os futuros assinantes) então serve pra todo mundo. O que faço aqui é uma tradução e até mesmo uma resumida no assunto. Então, aos esclarecimentos sobre a PSN Plus, já que surgiram várias dúvidas sobre seu conteúdo:

O básico que alguns já devem saber:

  • A PSN Plus será lançada dia 29 de Junho;
  • Os serviços que são gratuitos com a PSN comum continuarão assim, como jogar online, e certamente não irão acabar com a chegada da PSN Plus;
  • A PSN Plus será um serviço que trará aos assinantes: jogos, descontos, itens exclusivos na Playstation Store, trial (testes) de jogos completos e downloads automáticos (mais explicações disso adiante);
  • A assinatura da PSN Plus poderá ser comprada pela Playstation Store no PS3 tanto pelo período de 90 dias ou 365 dias (um ano completo);
  • A PSN Plus poderá ser assinada tanto via Cartão de Crédito ou com créditos de PSN Cards;
  • Se você assinar a PSN Plus entre 29 de Junho e 3 de Agosto escolhendo o plano ANUAL, então você receberá o direito de baixar Little Big Planet original pro PS3, completamente de graça. Esse jogo será seu e não está “amarrado” à assinatura da PSN Plus, ou seja, se o tempo de assinatura acabar e você não renovar, o jogo continua com você e pode ser jogado normalmente.

Agora aos detalhes, já que muita gente teve dúvidas.

Quem for assinante da PSN Plus terá direito a baixar 4 jogos por mês de graça. Desses quatro jogos teremos 1 jogo da PSN, 2 minis e 1 PSOne Classic. Você poderá baixar esses jogos durante o mês que estiverem disponíveis até que eles sejam substituídos por uma nova seleção no próximo mês.

Uma vez que esses jogos foram baixados, eles são seus e podem ser jogados enquanto você for membro da PSN Plus. Se o tempo da sua assinatura expirar, mas você renová-la, os jogos que você baixou serão reativados e aí você poderá continuar jogando. Ainda nisso, se você deletar um desses títulos do HD do seu PS3 mas quiser baixá-lo de volta você poderá fazer isso indo na seção Plus da Playstation Store. Se o jogo não estiver lá, você pode procurar na Playstation Store comum e baixá-lo ele novamente, sem custo extra algum.

Por mês também serão oferecidos 2 temas dinâmicos (dynamic themes), 2 avatares premium (premium avatars) e elementos premium de jogos ou add-ons pra você baixar e muito disso só será possível baixar se você for um assinante da PSN Plus. Esses itens são seus e não são “amarrados” à inscrição da PSN Plus, ou seja, se o tempo da inscrição terminar, ainda assim podem ser usados sem problemas.

E membros da PSN Plus também terão descontos exclusivos na Playstation Store a cada mês, que serão maiores que os descontos que todo mundo tem direito na PS Store. Esses descontos estarão na faixa de 20% a 50% e tudo o que você comprar com esses descontos será seu para sempre.

A Sony também fará o possível para que demos e betas de jogos sejam oferecidos com antecedência para assinantes da PSN Plus, antes que sejam de acesso livre a todos da PSN. É mais ou menos o que ocorre com assinantes Gold da Xbox Live. Algumas demos de jogos mais “importantes”, como Halo, Forza Motorsport e outros são oferecidos somente para assinantes Gold da Xbox Live e só depois de algum tempo são destravados para os demais assinantes, chamados de Silver. Pode ser que seja a mesma coisa na PSN Plus, o que não é ruim.

Resumindo, além de temas e avatares, assinantes anuais irão ter acesso gratuito a 48 jogos ou mais durante cada ano.

Sobre o “full game trial” tem algumas explicações também. A cada mês, membros da PSN Plus serão ofertados com a chance de baixar 2 jogos completos e experimentá-los por 1 hora ou o tempo que estiver na demo. Aí você terá a chance de escolher entre comprar o jogo e continuar de onde parou ou deletar o jogo do seu HD. É um jeito diferente de experimentar jogos e você não estará restrito a certos níveis e tipos de jogo como acontece numa demo comum. Os jogos estarão disponíveis para todos os assinantes da PSN comum, mas só membros da PSN Plus terão direito de experimentá-los antes de jogar (“try before you buy”).

Se você tiver salvo o jogo que está experimentando ou tiver ganho algum troféu nele, saves e troféus continuarão ativos se você decidir comprar o jogo na PSN. E caso decida comprar o jogo também não precisará baixá-lo novamente. É só comprar e voltar na XMB para jogá-lo.

Sobre os Downloads Automáticos, é algo deveras interessante. Quem for membro da Plus poderá setar o PS3 para acordar do stand-by a qualquer hora, dia ou noite e baixar e instalar qualquer update de jogos que o usuário esteja jogando ou tenha no HD. Também haverá a opção de baixar e instalar novas demos, que estarão prontas para serem jogadas assim que você for usar seu PS3. Firmwares novos também irão ser baixados automaticamente, mas vão precisar de instalação manual, ou seja, eles serão somente baixados e o usuário é quem vai decidir sobre instalar ou não a atualização de firmware. Nada mais justo e seguro sobre algo que pode ferrar com seu PS3, não?

Assim que o PS3 baixar tudo isso e instalar o que ele pode instalar (tudo, exceto novos firmwares), ele vai se desligar sozinho. Updates de jogos e demos que forem instalados automaticamente serão mostrados numa tela de resumo, avisando do que foi baixado e instalado no seu console.

E várias perguntas foram feitas ao pessoal da Sony nesses blogs oficiais sobre certos assuntos da PSN e responderam as que tiveram maior relevância, por partes:

  • Não haverá Cross-Game Chat na PSN Plus;
  • Você precisa ser o dono da conta “master” que está ativada no seu PS3 e ter mais de 18 anos para comprar uma assinatura da Plus (o que todos sabem). As outras contas que você tem no PS3 também poderão jogar os jogos que forem baixados com a conta master assinante da PSN Plus enquanto essa for assinante. Ou seja, talvez aí fica a resposta para aqueles que querem compartilhar. Se podem? Pelo visto, sim!
  • Repetindo: os 4 jogos oferecidos de graça por mês para quem for membro da Plus serão seus enquanto você for membro. Se a assinatura acabar, não dá pra jogá-los. Se renovar, pode voltar a jogar.
  • A PSN Plus é para donos de PS3, uma vez que a assinatura só poderá ser comprada via PS3 Store. No entanto, alguns conteúdos como minis e PSOne Classics disponíveis mensalmente pra assinantes da Plus poderão ser jogados no seu PSP, se você tiver um. É só baixá-los no seu PS3 e transferir pro seu PSP, ou baixá-los diretamente da PSP Store ou Media Go for PSP.

E uma supresa: vamos aos jogos que serão oferecidos nos primeiros dois meses da PSN Plus!

Primeiro mês: período de 29 de Junho a 3 de Agosto

  • Oferta de assinatura: Little Big Planet (versão comum. Não é a versão Jogo do Ano ou Game Of The Year);
  • PSN PS3: Wipeout HD;
  • Minis: Field Runners, Age Of Zombies
  • PSOne: Destruction Derby
  • Full Game Trial: Shatter, Savage Moon
  • Descontos: LBP God Of War Pack – 50%, LBP: LocoRoco costume pack – 50%, Gravity Crash – 20%, Fat Princess DLC – 20%
  • Elemento Premium de Jogo: Killzone 2: Steel & Titanium DLC
  • “Push Demo”: ModNation Racers, Heavy Rain
  • Temas: LBP Theme, SCEE Produced: Playstation “Game Is Just The Start” Dynamic Theme
  • 2 Premium Avatars de Fat Princess

Segundo mês: periodo de 4 de Agosto a 1 de Setembro

  • PSN PS3: Zen Pinball
  • Minis: Blast-Off, Alien Zombie Death
  • PSOne: Medievil
  • Full Game Trial: Inferno Pool, Mushroom Wars
  • Descontos: Zen Pinball Earth Defence Table – 20%, WarhawkTriple Combo Pack – 50%, Super Stardust HD – 20%, Wipeout HD Fury – 20%
  • Elemento Premium de Jogo: Motorstorm Pacific Rift Adrenaline Pack
  • “Push Demo”: Flower, Pixel Junk Shooter
  • Temas: “SCEE Produced: Playstation + Dynamic Theme” (em produção), Heavy Rain Crime Scene Theme
  • 2 Premium Avatars: Heavy Rain (pássaro e borboleta)

É isso! Se quiserem ownar ou serem ownados por mim na PSN, adicionem aí: Soulzito. Só deixem claro na mensagem de onde pegaram a minha PSNiD, que tem horas que nem sei quem veio de onde. Se quiserem criticar, elogiar ou só seguir mais algumas coisas, fica meu twitter: @soulomaeda.

E aproveitem pra responder a enquete:

Até a próxima semana!

comentários
  1. […] Explicando a Playstation Plus! junho, 20101
    comentário […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s