PS Jailbreak – Verdade ou mentira?

Publicado: 20 de agosto de 2010 em PS3, Sony
Tags:, , , , , ,

Alguns sites (GamerGen, Joystiq, Tqcast) estão questionando o funcionamento e a legitimidade do PS Jailbreak por uma série de razões. Uma delas é que o hacker na verdade tenha usado um PS3 debug, o que é um PS3 modificado pela própria Sony para fins de testes variados, além de conter um emulador de drive de Blu-Ray. Mas vamos mais fundo e comparar as fontes dadas por todos esses sites…

O site Modsupplier.com soltou um vídeo no Youtube reafirmando a veracidade do PS Jailbreak. O site PS3news.com, abrindo aspas para o que o locutor fala, diz assim (agora, tradução livre. Como sempre, chequem o site que falo para ver o artigo em seu idioma original):

———-início da tradução———–

“Aqui vai o vídeo oficial de demonstração do Modsupplier.com para o modchip PS Jailbreak. Mostraremos como iniciar o backup manager, como fazer backup dos seus jogos e algumas dicas e manhas de uso do PS Jailbreak.

Esse é o primeiro modchip para o PS3 e com certeza será um sucesso. Se alguém tem qualquer pergunta sobre o PS Jailbreak, sintam-se a vontade para nos enviarem e-mails quando quiserem.

Não, esse vídeo não é “fake” (boato/hoax/mentira, como quiserem entender). Esse deve ser o terceiro vídeo a ser enviado e confirmado como real. Se você pretende usar o PS Jailbreak no seu PS3, essa é a confirmação que você poderá usá-lo.”

——–fim da tradução—————

E aqui, o vídeo (em inglês, obviamente).

Mas o que confirmaria o Jailbreak? Um vídeo? É pouco, vamos ser sinceros, já que qualquer Zé poderia maquiar as informações que se necessita. Então, com a palavra, desenvolvedores que entendem do assunto (programação…) e deram um ponto de vista mais técnico sobre o PS Jailbreak e o Backup Manager. Novamente, uma tradução. Se você entende inglês, vale dar uma conferida nesse site, pois há mais informações.

Post original: http://www.ps3news.com/PS3-Hacks/psjailbreak-playstation-3-jailbreak-for-ps3-consoles-arrives/

A tradução começa em “PS3 Dev Notes on PS JailBreak:” no artigo original, lá embaixo:

———-início da tradução———–

Análise de desenvolvedores (developers/devs) sobre o PS Jailbreak:

Mathieulh: O tal “Backup Manager” do PS Jailbreak (o que é basicamente a única coisa que está disponível para download no site oficial dele) é um pacote debug que inclui um fself compilado com o sdk 1.92 (que foi massivamente distribuído ao vazar na internet). O pacote é gerado usando a própria ferramenta oficial do SDK da Sony (“make_package_npdrm revision 1203″, provavelmente do mesmo SDK citado), o que torna ilegal o compartilhamento, pois tenho a plena certeza de que o pessoal da psjailbreak não deve ter a licença apropriada para o uso do SDK oficial da Sony e suas ferramentas.

O binário em si parece usar as usuais apis da SCE (Sony Computer Entertainment) para ir para a GUI ou copiar os arquivos. Isso realmente roda num console debug e mostra uma GUI “bem feita” que deixa você você fazer o “backup” dos jogos num HD externo ou interno e depois “rodá-los” de lá.

Não há “execução” dos backups uma vez que o “Backup Manager” é só um fself comum rodando com privilégios de um jogo no sistema e isso não usa nenhum exploit que eu me lembre de conhecer. Também, caso o dongle USB que eles usam seja verdadeiro (o que eu duvido que seja), ele faz uso extenso das ferramentas e do SDK da Sony que vazaram, assim como seus certificados/chaves(seriais, de ativação).

Ok, eu sei de muita gente que tem o ps jailbreak para confirmar a sua veracidade, mesmo que eu não tenha um (ainda). Acredito que isso use um “truque” pela USB (‘USB jig’); é ativado da mesma forma que a versão oficial da Sony para que e então possam usar um exploit para conseguir reescrever códigos de segundo nível. Pode ser que eles “ativem” (setem a flag de recover para zero) o console em toda inicialização, uma vez que deve ser usada a sequência Ppwer + Eject.

Isso também não transforma um console retail (de prateleira, para uso final do consumidor) em um debug, pois não há menu de debug ou suporte ao debugging pelo que sei. Também o fato de que isso roda somente no firmware 3.41 sugere que eles usem patches de memória ao invés de outro kernel no console. Posso estar errado sobre isso, já que não tenho um Jailbreak comigo.

RichDevX: Espero que ninguém tenha dado dinheiro a eles.

Num console debug, ele vai pular para a função sys_process_exit baseado no que for passado para sub_10B20(verdadeiro[true]/falso[false]). Se false, vai sair, caso contrário, irá para sys_game_process_exitspawn2. Forçei para que fosse para esse processo, então:

sys_game_process_exitspawn2(“/dev_hdd0/game/LAUN12345/GAMEZ/BLUS30011/PS3_GAME/USRDIR/EBOOT.BIN”, 0, 0, 0, 0, 0x3E9, 0x70)

É armazenado aí.

Se sub_10b20 for false, ele não vai dar boot no jogo. Sairá do processo. Parece que encriptaram para que isso não funcione nos nossos consoles de testes, só nos deles.

NDT: Não era na verdade uma “porta fechada” que tiveram que abrir, pois tenho certeza de que o que fizeram foi clonar o módulo jig em hardware para usá-lo em seu software, então o PS3 reconhece o USB como se fosse um hardware da Sony, o que mais parece um esquema de “cavalo de tróia” que um hack de firmware propriamente dito.

O problema é que até agora ninguém compartilhou o esquema desse jig, por isso ninguém ainda usou esse “simples” método. Talvez esses hackers tenham contatos MUITO bons.

Um amigo testou o manager com o console debug dele e me disse que ele cria um diretório com os arquivos ali, perfeito. Mas como os arquivos originais não rodam do HD, deve haver outra ferramenta que faça o patch para o EBOOT.

Na verdade ele cria um diretório com os arquivos, mas o problema é que o jogo não consegue ser iniciado pois o eboot continua encriptado. Talvez o jailbreak faça alguma coisa on the fly (durante o processo).

Se o jailbreak transforma o console retail em um debug, então ele dá a possibilidade de instalar pacotes de debug, o que deixaria possível instalar homebrews, o que é excelente!

Poderia acontecer também de que a porta 1000 de comunicação possa ser aberta, assim como está num console debug, o que possibilitaria a comunicação direta com um PC.

CJPC: Ainda não testei, mas parece que isso basicamente copia o jogo num console debug mas não retira a encriptação do executável… O que na verdade seria um enorme “copy dev_bdvd/* hdd0/*”, pela falta de um termo melhor.

——–fim da tradução—————

Tudo isso, do meu ponto de vista, afirma uma coisa: ainda é cedo para afirmar se isso realmente irá vingar ou não. Que funciona, funciona, mas não sabemos até quando, pois algumas perguntas ainda ficam no ar, apesar de que, se você olhar para o lado, poderá ver o PSP e o jeito que ele é desbloqueado: fazem isso numa versão de firmware do PSP e logo depois a Sony solta uma nova versão do firmware. Logo depois soltam uma nova versão do desbloqueio para o firmware novo e assim sucessivamente.

Como bem falam outros blogs, isso viraria um inferno pra irá conservar seu console na forma original, já que se funcionar da mesma forma que o PSP, teremos que fazer updates de firmware com muito mais frequência do que agora. E depois ainda tem o outro ponto, onde pode ser que imagens de jogos do PS3 em Blu-Ray sejam grandes demais, uma vez que o jogo no blu-ray pode conter o que chamam de dummy files, que são arquivos usados não só para prencher espaço no Blu-Ray como tornar a leitura dos dados mais precisa e dinâmica. Não dá pra saber se vão conseguir filtrar esses dummy files na hora de fazer as imagens. Se não for possível, ao invés de imagens de 6 a 7GB como vemos para jogos do Xbox 360 em sites piratas, vamos ver imagens de 15, 20GB ou mais para cada jogo de PS3. E, principalmente no Brasil, a banda para isso é pequena e alguns gastariam dias baixando um só jogo, o que não é nada prático, vamos ser sinceros.

Resta saber o que a Sony fará com isso. Certamente um novo firmware poderá ser lançado para frear o PS Jailbreak, mas como ela não pode simplesmente cortar a função do USB por total, já que existe o Playstation Eye e até mesmo os controles são carregados via USB, pode ser que ela corte a função de qualquer console retail dar boot via USB. É uma hipótese. Saber o que realmente irá acontecer ainda é um mistério.

Como bons seres racionais, vamos esperar e ver o que acontece.

comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Porciuncula and Bruno Maeda, Bruno Maeda. Bruno Maeda said: PS Jailbreak – Verdade ou mentira?: http://wp.me/pYiFl-1L […]

  2. Mosca disse:

    Penso que tem tudo para dar certo. A sony vai apenas fazer o serviço que tem que ser feito. Atualizar constantemente o firmware e exigir que os novos jogos sejam compativeis apenas com as firmwares mais recentes. Mas lá vão os hacker atualizar seus softs novamente… A sony agora vai se focar com certeza num novo video game… O Ps3 ainda vai vender muito, talvez dobre as vendas agora… Mas tenham certeza a Sony não esta nem um pouco preocupada com o JailBreak. Quem se preocupa agora é as produtoras de jogos. Eles vão diminuir um pouco o ritmo, (e olhá que ele já é lento) então jogos pra ps3 logo, logo serão raridades. Eis uma opinião minha. (Algo que aconteceu alguns anos atrás com um cara chamado “Nintendo 64”, poucos jogos muitos video games!)

  3. […] PS Jailbreak – Verdade ou mentira? agosto,
    20102 comentários 3 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s